10 anos de
Musas do Verão
As mulheres sempre foram alvo de discriminação, preconceito e objetificação no meio cervejeiro. Com o objetivo de valorizar e reconhecer sua importância para esse mercado, a Cervejaria Nacional criou o projeto Musas de Verão. Desde 2012, convida mulheres de relevância para produzir uma receita sazonal no Mês de Março, em celebração ao Mês da Mulher. As edições anteriores contaram com grandes nomes do mercado cervejeiro: Cilene Saorin, Kathia Zanatta, Carolina Oda e Daiane Colla.
O projeto de 2022 tem um caráter todo especial, pois além de comemorar 10 anos de vida, este ano a Cervejaria ZEV é parceira colaborativa nessa produção.

Queen Beea.
Uma cerveja que não
tem fãs, tem súditos.
A Queen Beea Imperial IPA, estilo Double IPA, ABV 8,0% e 80 IBU, se apresenta com coloração dourada e levemente turva, espuma branca, densa e cremosa. Seu excepcional aroma traz uma profusão de sensações, pois essa cerveja foi fermentada primariamente por uma levedura exclusiva, isolada da abelha rainha da espécie Jataí, além de adição de mel. O dry hopping com os lúpulos Centennial e o excêntrico ZH African Queen 2020, conferem notas de maracujá, mirtilo, capim limão, frutas cítricas e sutil floral. No sabor intenso, se confirmam as notas de lúpulos, apoiadas em notas de grãos, provenientes dos maltes. O alto e nobre amargor é evidente, com corpo médio-baixo que entrega aquecimento alcoólico. Com final seco e amargor persistente, essa abelha rainha irá te convidar ao próximo gole.

As Musas do Verão 2022

Carola Carvalho
Mestrado e Doutorado em Biotecnologia – USP. Atualmente Pos Doc em microbiologia de leveduras selvagens e cervejeiras na aplicação em astrobiologia no contexto de exploração espacial e inovações biotecnológicas.

Candy Nunes
Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos, Tecnologia Cervejeira e Especialista em Harmonização da Cervejaria ZEV.

Marina Pascholati
Atualmente Mestre Cervejeira da Goose Island Brasil, com passagens pela Cervejaria Bohemia, Blondine e Dortmund.

As Mulheres e a Cerveja
A relação da mulher na história da cerveja se inicia na Mesopotamia, com a civilização Suméria, por volta de 6000 a.C., eram conhecidas como Sabtiem, e eram consideradas pessoas especiais, quase deusas. Em outras culturas, a presença feminina nesse meio também marcou história, por exemplo, para os vikings, existia uma lei que somente as mulheres podiam produzir a bebida. As razões pelas quais a cerveja passou a ser produzidas por homens, está diretamente ligada com o interesse de cercear a liberdade e a autonomia financeira feminina, bem como exercer controle econômico de uma produção tão rentável.

O que vem
por aí?
Para apresentar a artesanal, vai rolar um evento no dia 08 de março, dentro da Cervejaria Nacional. Convidaremos a imprensa, cervejeiras e influenciadoras para bater um papo sobre a representatividade feminina no meio cervejeiro, no qual as musas irão discutir questões sobre o tema e apresentar a Queen Beea Imperial IPA.
E não vai parar por aí! A artista plástica Roberta Cetra performará a pintura de uma tela ao vivo, durante o evento.
Cervejaria Nacional
Fábrica-bar 100% brasileira e pioneira no movimento da cerveja artesanal no Brasil. Com mais de 10 anos de vida, a Cervejaria Nacional é um ícone no mercado, produzindo quase 10 mil litros de chope artesanal por mês.
• Bar Revelação 2011 – Revista Veja
• Melhor Chope 2011, 12, 13 e 14 – Revista Época
• Melhor Fábrica Bar 2018 – Revista Veja


Cervejaria ZEV
A ZEV é uma cervejaria que tem espírito livre e uma vontade incansável de criar novas receitas para os mais diversos paladares.
Com fábrica própria, na cidade de Suzano-SP, a cervejaria ZEV vem inovando desde 2018. Além da Linha ZEV, fixa no line up, apresenta uma novidade por mês em seus lançamentos sazonais.

Cadastre-se e receba nossas novidades e promoções exclusivas
Os campos marcados com * são obrigatórios.